Início do cabeçalho do portal da UFERSA

II Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas: ambientes de inovação (26 e 27/09/2017).

Em Workshop, Ufersa discute potenciais das usinas solares fotovoltaicas para pesquisa e ensino

________________________________________

Vídeo de divulgação da Usina Solar da UFERSA (acesse o link)

______________________________

Campanha de redução no desperdício de alimentos no Restaurante Universitário (RU) da UFERSA Mossoró

Durante a semana de comemoração do dia mundial da água (22 de março de 2017) os estudantes da disciplina Biologia da Conservação, curso de ecologia da UFERSA, em conjunto com a equipe do PLS realizaram uma campanha de divulgação científica sobre o uso do recurso água na produção de alimentos para sensibilização da comunidade ufersiana para a redução no desperdício de alimentos no RU. Os estudantes também discutiram o quanto do recurso é desperdiçado quando os alimentos são descartados sem serem consumidos, e encorajaram os usuários do RU refletirem diariamente sobre a quantidade de alimentos colocados em em seus pratos durante as refeições, a fim de minimizar as sobras. Abaixo imagens dos cartazes expostos no RU durante a campanha.

_________________________________________

I Curso de orientação e capacitação para a coleta seletiva solidária da UFERSA de Pau dos Ferros

As Comissões para a Coleta Seletiva Solidária da Ufersa de Pau dos Ferros e de Mossoró promoveram no dia 29/03/2017 o 1º curso de orientação e capacitação para a Coleta Seletiva Solidária. O evento contou com a participação de 14 servidores da empresa prestadora de serviço de limpeza que atua na Universidade, e teve como organização os membros da CCS/Pau dos Ferros: Cláwsio Rogério Cruz de Sousa, Hortência Pessoa Rêgo Gomes, Josy Eliziane Torres Ramos, Julius Victorius Diogenes Paiva e Manoel Mariano Neto da Silva. Contou ainda com a participação dos biólogos da UFERSA Mossoró Cristiane de Carvalho Ferreira Lima e Darlan Dantas Alves de Araujo, bem como, do servidor Everton Marrocos, da empresa prestadora de serviço terceirizada que atua no gerenciamento dos resíduos do Abrigo de Resíduos da UFERSA Mossoró.

_______________________________________

UFERSA cria página para divulgação da geração de energia elétrica na Usina Fotovoltaica da UFERSA em tempo real (janeiro de 2017)

__________________________________________

Campanha sensibiliza para correta separação dos resíduos sólidos na Ufersa

Um coletivo da Ufersa está em campanha durante todo o mês de novembro de 2016 a fim de sensibilizar a comunidade acadêmica para a correta separação dos resíduos sólidos. A iniciativa partiu da Comissão para Coleta Seletiva Solidária da Instituição, em parceria com alunos voluntários do curso de Licenciatura em Educação do Campo – LEDOC e da Empresa Júnior do curso de Ecologia – Ecoando.

A ação socioambiental está em atividade em todo o Campus Sede, em Mossoró, com afixação de adesivos informativos sobre a correta separação dos resíduos em diferentes áreas, como restaurantes e lanchonetes, salas de aula e laboratórios, prédios administrativos, biblioteca e centros, entre outras.

Durante as visitas nos espaços da Universidade, os voluntários aproveitam o momento para orientar a comunidade acadêmica sobre o tema. (matéria e fotos publicadas pela ASSECOM/UFERSA – link)

ccss novembro campanha 2   ccss novembro campanha

______________________________________

IV Minicurso de orientação para a coleta seletiva solidária da UFERSA

A Comissão para a Coleta Seletiva Solidária da Ufersa Mossoró promoveu no dia 19/11/2016 o 4º minicurso de orientação para a Coleta Seletiva Solidária. O evento contou com a participação de 120 servidores da empresa prestadora de serviço de limpeza que atua na Universidade. A programação incluiu palestras, roda de bate-papo com os participantes e um baralho educativo, além da participação especial da aluna da educação básica, Bárbara Amorim. Na ocasião, a estudante falou como o seu projeto de iniciação científica mudou o seu comportamento sobre o reaproveitamento do lixo. (notícia publicada pela ASSECOM/UFERSA, link)

curso ccs iv    DSC01897
DSC01900   DSC01885
Servidores terceirizados da Ufersa durante palestra de Coleta Seletiva Solidária / Foto cedida

_______________________________

Campanha arrecada alimentos para doação à ASCAMAREM

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró – ASCAMAREM é parceira da Ufersa desde 2013, quando foi implantada a coleta seletiva solidária na Universidade, em Mossoró. Desde então, a ASCAMAREM tem prestado um serviço socioambiental gratuito à UFERSA, coletando semanalmente todo o material reciclável produzido pelos usuários da Universidade e destinando-os às indústrias de reciclagem.

Desde a crise econômica iniciada ainda em 2015, as famílias associadas à ASCAMAREM vêm passando por grandes dificuldades financeiras. Hoje, a ASCAMAREM conta com 10 famílias associadas que vivem exclusivamente da venda do material reciclável coletado em alguns pontos de Mossoró, embora o valor arrecadado não seja suficiente para sustentar suas famílias.

Como forma de retribuir os serviços prestados pela Associação à UFERSA e também de ajudar as famílias carentes que hoje compõem a Associação, a Universidade lançou um campanha com meta de arrecadar pelo menos 500kg de alimentos não perecíveis para essas famílias, que hoje vivem em situação de fragilidade financeira.

Os alimentos doados podem ser entregues nas caixas de papelão devidamente identificadas que estão alocadas no Prédio da Biblioteca, Prédio Administrativo Rosadão (andar térreo e andar superior), na Reitoria e na Secretaria dos Centros. (link para a notícia, clique aqui).Campanha-Doação

RESULTADO DA CAMPANHA DE ALIMENTOS: 315 kg de alimentos não-perecíveis para as 10 famílias que compõem a ASCAMAREM.

A entrega dos alimentos foi feita no dia 05 de dezembro de 2016, pelo discente Antônio Rodolfo Moura, graduando em Ciência e Tecnologia, e pelo auxiliar de serviços gerais Everton Marrocos, responsável pela manutenção do abrigo de resíduos da UFERSA, campus Mossoró. VEJA A NOTÍCIA: LINK.

__________________________________________

UFERSA: Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas: aliando tecnologia à sustentabilidade, 27 a 28/07/2016

Recentemente, a UFERSA alcançou o segundo lugar em um desafio – Prêmio Ideia/ Desafio da Sustentabilidade – promovido pelo Ministério da Educação em 2014/2015, sendo contemplada com o prêmio de 1 milhão de reais. Após avaliação criteriosa de aplicação do recurso pelos docentes, discentes e técnicos administrativos envolvidos no processo de criação e divulgação das ideias sustentáveis, estes optaram pela aquisição de uma usina solar para geração de energia elétrica a partir de fonte renovável. Assim, este Workshop visou envolver a comunidade da UFERSA e região no processo de construção do conhecimento e discussão sobre as tecnologias, logística e políticas envolvidas no processo de projeto, aquisição, implantação e operação de usinas solares fotovoltaicas. Ainda,  esperamos ampliar as discussões sobre o papel das Universidades Públicas na geração e promoção de tecnologias aliadas à sustentabilidade ambiental.

Site do evento (clique aqui);

Divulgação do evento na página da UFERSA (clique aqui).

_______________________________________________________________

UFERSA na TV: pesquisas em energia solar, assista o vídeo (link)

Propostas futuras de produção e redução no consumo de energia elétrica na UFERSA.

_____________________________________________________________________

Dia Mundial da Água: O mundo tem sede de iniciativas!

Programação da UFERSA: 21 a 24 de março de 2016 (baixe o cartaz de programação aqui: link).

    I Amostra de cinema: Mulheres da lama – LEDOC Quinta-feira, 24/03, Auditório do CTARN

    Exibição do Documentário: Cowspiracy – o segredo da sustentabilidade (2014) Terça-feira, 22/03, 14:00h, Auditório do DCAT leste (cartaz)

   Projetos dos discentes de Graduação:

     Campus Mossoró

  • Arborização e Bem Estar – Ecologia
  • Adote uma Edificação – C & T noturno (cartaz)
  • A cada descarga, 1 litro a menos de água – C & T diurno (cartaz)
  • Oficina Águas de Março – Educação no Campo
     Campus Angicos – cursos: Engenharia Civil e C&T (cartaz)
  • Exposição de técnicas sustentáveis
  • Sensibilização para importância da água
  • Monitoramento do volume de água em caixas de água utilizando sensor led
  • Captação e armazenamento de água de chuva na UFERSA campus Angicos
  • Implantação de fossas sépticas biodigestoras em comunidades de Angicos
  • Importância da água: sensibilizando por meio do lúdico
  • O encantamento e a importância da água: uso de paródias
  • Pegada ecológica
  • Pegada hídrica
  • Sistema nacional de informação sobre saneamento – divulgação e ensinamentos
  • Vídeos ecológicosfotos semana da agua_UFERSA

fotos semana da agua_UFERSAImagens de algumas atividades realizadas durante a Semana de Comemoração do Dia Mundial da Água nos campus de Angicos e Mossoró

______________________________________________________________________

UFERSA na TV – Coleta seletiva na UFERSA: vídeo de divulgação e orientação à comunidade 2016 (link)

_____________________________________________________________________

Assinatura do Termo de Compromisso: Coleta Seletiva Solidária da UFERSA (Edital 2015) (Link)

_____________________________________________________________________

III Minicurso de orientação para a coleta seletiva solidária da UFERSA

O III minicurso de orientação para a coleta seletiva solidária, organizado pela comissão para a coleta seletiva solidária da UFERSA Mossoró, ocorreu no dia 05 de dezembro de 2015 e contou com a participação de 135 servidores da empresa prestadora de serviço de limpeza. A programação do minicurso incluiu palestras, roda de bate-papo com os participantes e um bingo educativo, além da participação especial do presidente da ASCAMAREM, Ronaldo Nunes e do responsável pelo abrigo de resíduos da UFERSA Mossoró, Everton Marrocos.

CSS 6 CSS 5 CSS 4 CSS 3 CSS 2 CSS 1

 ________________________________________________________________

UFERSA em Segundo Lugar no Premio Ideia/Desafio da Sustentabilidade do MEC

A UFERSA participou oficialmente do PRÊMIO IDEIA (www.mec.gov.br/premioideia) de 01 de dezembro de 2014 a 05 de fevereiro de 2015 e contou com a participação de aproximadamente 730 inscritos neste período; Os estudantes de graduação em ciência e tecnologia, ecologia, engenharia florestal, agronomia e medicina veterinária, e os estudantes de pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade e Ecologia e Conservação tiveram maior participação no desafio.

A UFERSA, em ~2 meses, propôs cerca de 1.500 ideias e gerou 2.398.211 pontos (366 mil pontos a frente do terceiro lugar);

O mutirão, nesta última semana (segunda 02/02, terça 03/02 e quinta-feira 05/02), contou com a participação de ~60 pessoas durante 8h/dia em todos os câmpus da UFERSA;

A divulgação da classificação provisória das duas Universidades Vencedoras será publicada em 12 de fevereiro de 2015, enquanto o resultado oficial do projeto será divulgado em 03 de março de 2015.

A premiação do PRÊMIO IDEIA ocorreu no dia 15 de abril em um Congresso organizado pelo MEC.

A partir do encerramento do prazo para participação, uma equipe técnica e interdisciplinar do MEC avaliará as ideias e selecionará as melhores para compor uma Coletânea de Boas Práticas (link), que será oferecida pelo MEC para todas as instituições federais de ensino, demais instituições públicas federais, estaduais e municipais e outros interessados.

(Coletânea Desafio da Sustentabilidade) (link)

Captura de Tela 2015-03-20 às 15.12.40

Ideia_MecIMG_0579PREMIO IDEIA DESPEDIDA

Premio-Ideia-e1429560465284Recebimento do Premio Ideia (link) pela UFERSA durante o Congresso Internacional de Gestão de Inovação da Educação do Setor Público – CIGISP 2015 (Brasília-DF) e proposta de aplicação dos recursos (link).

______________________________________________________________________

Mini-curso II para a Coleta Seletiva Solidária (2014)

11/2014 – O II minicurso de treinamento dos servidores do setor de limpeza da UFERSA para a coleta seletiva solidária ocorreu no dia 22 de novembro de 2014 e contou com a participação de aproximadamente 150 servidores. Os biólogos Breno T. S. Carneiro e Cristiane C. F. Lima, membros da Comissão para a Coleta Seletiva Solidária da UFERSA, coordenaram o curso.

IMG_3241 IMG_3259

_______________________________________________________________________

UFERSA Solidária III:  Campanha de arrecadação de materiais eletroeletrônicos inservíveis a serem destinados à COOPERACREVI

10/2014 – Mobilização estudantil dos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Agrícola e Ambiental e Ecologia da UFERSA  para arrecadação de materiais eletroeletrônicos inservíveis da UFERSA e comunidade de Mossoró, os quais foram destinados à COOPERACREVI. A estimativa de arrecadação foi de aproximadamente 1 tonelada de materiais eletroeletrônicos inservíveis (link).

_________________________________________________________________________

III Semana de Meio Ambiente da UFERSA

06/2014 –Em comemoração ao DIA DO MEIO AMBIENTE, 05 DE JUNHO, a CPLS propôs uma discussão ampla com toda a comunidade acadêmica sobre as boas práticas sustentáveis no âmbito da UFERSA e também da comunidade de Mossoró. Detalhes da programação podem ser obtidas no link III SMA UFERSA.

_________________________________________________________________________

Mini-curso I para a Coleta Seletiva Solidária (2013)

11/2013: Nesta manhã do dia 23 de novembro, os biólogos Breno T. S. Carneiro e Cristiane C. F. Lima, membros da Comissão para a Coleta Seletiva Solidária da UFERSA, promoveram o primeiro minicurso para o treinamento dos servidores de empresa prestadora de serviço de limpeza em ‘coleta seletiva solidária na UFERSA’.  O minicurso faz parte de um programa maior de Educação Ambiental voltado para a implementação da Coleta Seletiva Solidária na UFERSA e contou com a participação de aproximadamente 140 servidores.    

_________________________________________________________________________

UFERSA SOLIDÁRIA II: reciclando para a vida

10/2013: durante o período de 14 de outubro à 14 de novembro, a UFERSA se mobilizará para arrecadar papéis recicláveis para doação à cooperativa de catadores ACREVI. Serão mais de 40 pontos de arrecadação distribuídos em diversas edificações da UFERSA. Neste primeiro momento foi arrecadado uma tonelada de papel para os cooperados que passam atualmente por dificuldades financeiras (veja a notícia).

_________________________________________________________________________

UFERSA SOLIDÁRIA I: dia das crianças

10/2013: durante as duas primeiras semanas deste mês de outubro a comunidade da UFERSA se reuni para arrecadar brinquedos e bombons para as crianças carentes da favela do fio. São pelo menos 20 pontos de arrecadação distribuídos em diversas edificações da UFERSA Mossoró.

________________________________________________________________________

Boas Práticas Sustentáveis

08/2013: estudantes dos cursos de ciência e tecnologia, engenharia agrícola e ambiental, ecologia e engenharia florestal se reuniram hoje para informar e sensibilizar a comunidade da UFERSA sobre a importância da adoção de copos permanentes (em detrimento ao uso dos descartáveis), além da redução do desperdício de alimentos no restaurante universitário, adoção de árvores nativas no Campus e orientações sobre a coleta seletiva de lixo em Mossoró. (assista o vídeo)

______________________________________________________________

I Semana de Meio Ambiente da UFERSA – 2012

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido está concluindo os preparativos para a I Semana de Meio Ambiente da UFERSA, marcada para acontecer nos dias 1 e 2 de junho, no Auditório Amâncio Ramalho, no Campus da UFERSA Mossoró. As inscrições para participar no evento terminam na próxima quarta-feira, dia 30 de maio, exclusivamente, no site do evento: smaufersa.blogspot.com.br/. A I SMA é promovida pelo Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, com o apoio das Pró-Reitorias de Graduação e, de Extensão e Cultura.

Segundo o professor Alan Martins de Oliveira, do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, a proposta é discutir junto à comunidade acadêmica o desenvolvimento sustentável à luz de uma das premissas da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (RIO+20) que reafirma a necessidade contínua para assegurar um equilíbrio entre os três pilares estruturantes e interdependentes: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental.

A Semana de Meio Ambiente vai oportunizar aos estudantes da UFERSA, mais especificamente das disciplinas de “Ambiente, Energia e Sociedade”, do curso bacharelado em Ciência e Tecnologia, como também do curso de Ecologia: “Dendrologia”, “Ecologia Molecular”, “Biologia da Conservação” e “Biologia Evolutiva” apresentarem trabalhos. Quanto à participação como ouvintes no evento, a I SMA da UFERSA é aberta a todos os estudantes da UFERSA, bem como da comunidade externa.

Ainda segundo o professor Alan Martins, no primeiro dia será destinado a temas envolvendo o desenvolvimento sustentável, a gestão ambiental e as estratégias de conservação de recursos naturais. Já no segundo dia, os estudantes dos cursos de Ciência e Tecnologia, Ecologia e Engenharia Florestal vão apresentar, em pôster, maquetes e vídeos, resultados das pesquisas realizadas. Os trabalhos identificam e propõem medidas resolutivas e preservativas para questões relacionadas ao meio ambiente.

PROGRAMAÇÃO – Além da produção científica dos universitários, a I Semana de Meio Ambiente da UFERSA, contempla uma séria de palestras e simpósio. Na sexta-feira, 1 de junho, após a abertura oficial, serão ministradas duas palestras. A primeira com o tema Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, com a professora Márcia Regina Farias da Silva, da UERN e, a segunda, Áreas prioritárias e estratégias de conservação de cavernas no Rio Grande do Norte, com o representante do Instituto Chico de Conservação de Biodiversidade – ICMBio, Diego de Medeiros Bento.

Na parte da tarde, a partir das 14h, será apresentado o Simpósio Conservação de plantas e abelhas no semiárido, com os professores Michael Hrncir, da UFERSA, e Camila Maia Silva, da USP. Haverá também o lançamento do livro Guia de Plantas visitadas por abelhas na caatinga, da professora Camila Maia Silva e, a palestra: Educação ambiental e conservação do Rio Mossoró, a ser proferida pelo professor Ramiro Gustavo Valera Camacho, da UERN. Ainda na tarde da sexta-feira, o professor Jéferson Luiz Dallabona Dombroki, da UFERSA, ministrará palestra sobre a Desertificação na caatinga.

À noite, a partir das 19h, serão ministradas mais duas palestras: A atuação da polícia ambiental na Região do Oeste Potiguar, a ser proferida pelos integrantes do 3º Pelotão de Proteção Ambiental de Mossoró, Emerson Souza e Silva e, Diogo de Oliveira Fernandes Pinto. Dando continuidade às atividades do primeiro dia, o professor Augusto Pavão, da UFERSA, abordará o tema: Energias Alternativas e, encerrando as atividades do dia, o palestrante convidado é o secretário de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, abordará o tema: Gestão de recursos hídricos.

No segundo dia da Semana de Meio Ambiente da UFERSA, 2 de junho, sábado, as atividades vão acontecer na Central de Aulas V, localizada no Campus Leste da UFERSA Mossoró, com a apresentação dos trabalhos pelos acadêmicos de Ciência e Tecnologia, Ecologia e Engenharia Florestal.

I Semanade meio ambiente-0016 I Semanade meio ambiente-0020

20 de Março de 2015. Visualizações: 1119. Última modificação: 27/09/2017 09:52:35