Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Reitoria

ORIENTAÇÕES  SOBRE  DESCARTE  DE  RESÍDUOS  NA  UFERSA

 

1-    MATERIAIS RECICLÁVEIS

A UFERSA Mossoró dispõe de coleta seletiva solidária de materiais recicláveis desde 2013. Há uma comissão própria para acompanhamento e orientação da coleta seletiva solidária na UFERSA e a coleta de materiais é feita internamente pela equipe de servidores de empresa terceirizada. Os materiais recicláveis são transportados diariamente para o abrigo de resíduos da UFERSA e lá são coletados pela ASCAMAREM. Bombonas azuis (200L) identificadas como ECOPONTO foram distribuídas em todo o campus para descarte exclusivo de materiais recicláveis.

Mais informações: https://reitoria.ufersa.edu.br/comissoes/pls/coleta-seletiva-solidaria-na-ufersa/

 

2-    MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS E RESÍDUOS DOMICILIARES

Apenas os materiais não recicláveis e resíduos domiciliares, provenientes principalmente das salas dos docentes, sala dos técnicos administrativos e salas de aula, além de resíduos de cozinha e banheiro, devem ser descartados nas bombonas azuis (200L) identificadas como OUTROS. A coleta interna dos materiais não recicláveis e resíduos domiciliares tem sido realizada diariamente pelos servidores de empresa terceirizada. Esses resíduos seguem para o abrigo de resíduos da UFERSA e lá são coletados pela Prefeitura Municipal de Mossoró, que os transporta para o aterro sanitário de Mossoró (BR 110).

 

3-    PILHAS E BATERIAS

Pilhas e baterias provenientes de atividades de ensino, pesquisa e extensão na UFERSA devem ser descartadas em coletores próprios para esses materiais. Há um número significativo de coletores de pilhas e baterias distribuídos nas edificações de maior circulação de pessoas na UFERSA. Semestralmente, o setor de manutenção deve recolher os coletores que tenham atingido sua capacidade máxima de resíduo, transportando-os para o abrigo de resíduos da UFERSA. A cada 2 anos, a UFERSA contratará empresa licenciada para recolher e destinar adequadamente este tipo de resíduo.

 

4-    RESÍDUOS LABORATORIAIS E LÂMPADAS

Está em andamento processo de adesão à licitação para contratação de empresa licenciada para coleta, transporte e destinação adequada de resíduos laboratoriais e lâmpadas. Pedimos a todos os DOCENTES e TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS que utilizam laboratórios com produção de resíduos químicos que orientem toda a sua equipe a armazenar temporariamente estes resíduos químicos em recipientes adequados no próprio laboratório. Cada um dos recipientes deve ser identificado minimamente com nome do laboratório, nome do responsável, composição do resíduo, volume e data. Dependendo do volume total de resíduo armazenado temporariamente no laboratório, haverá coleta semestral ou anual pela empresa licenciada para coleta de resíduos químicos. A última coleta de resíduos químicos foi realizada em fevereiro de 2017. A UFERSA dispõe de um servidor que pode esclarecer demais dúvidas sobre a gestão de resíduos químicos (produtosquimicos@ufersa.edu.br)

 

5-    RESÍDUOS HOSPITALARES (HOVET) E RESÍDUOS BIOLÓGICOS

Os resíduos hospitalares e resíduos biológicos resultantes de atividades laboratoriais da UFERSA devem ser descartados em bombonas específicas para tal (geralmente na cor preta), disponibilizadas na UFERSA Mossoró (HOVET e DCAN) pela empresa licenciada SERQUIP. A SERQUIP realiza a coleta de resíduos hospitalares e biológicos na UFERSA semanalmente. Vale ressaltar que luvas, algodão, gaze e demais resíduos laboratoriais não devem ser descartados nas bombonas da coleta seletiva (ECOPONTO) ou de resíduo domiciliar (OUTROS). Estes resíduos devem ser descartados na bombona disponibilizada pela SERQUIP. Mais informações: ramal: 1248

 

6-    PODAS DE ÁRVORES

Atualmente, as podas das árvores da UFERSA Mossoró têm sido transportadas para o terreno do antigo lixão no lado leste, como forma de minimizar os danos causados àquele solo.

___________________________________________________________________

a) Mapa indicando o abrigo de resíduos da UFERSA Mossoró;

 

b) Quadro simplificado, mostrando o destino dos principais grupos de resíduos da UFERSADESTINO DOS PRINCIPAIS GRUPOS DE RESÍDUOS DA UFERSA – CAMPUS MOSSORÓ

________________________________________________________________

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

RESÍDUOS QUÍMICOS LABORATORIAIS

Formulário on-line do ‘programa de gerenciamento de resíduos químicos laboratoriais da UFERSA’ para estimativa dos resíduos químicos produzidos em laboratórios (Link)

Observações:

  • É muito importante que o formulário seja preenchido e enviado até o dia 23 de dezembro de 2016. Contamos com a colaboração dos responsáveis por laboratórios para contratar ainda em fevereiro de 2017 empresa licenciada para a realização da coleta de resíduos químicos da UFERSA.

Dúvidas e esclarecimentos: produtosquimicos@ufersa.edu.br

 

ABRIGO DE RESÍDUOS DA UFERSA

data de início de funcionamento: 20 de janeiro de 2015

14 de dezembro de 2015. Visualizações: 1396. Última modificação: 17/03/2017 15:04:24