Reitoria

REGISTRO DO LIVRO DE OURO DA ESAM DE ALGUMAS PERSONALIDADES QUE PARTICIPARAM DO SONHO DA ESAM

Poucos brasileiros conhecem uma obra gigantesca como a Escola Superior de Agricultura de Mossoró. Conhecida, torna-se difícil externar uma opinião que espelhe a realidade, por mais esforço que se faça, jamais poderemos retratar a grandiosidade de uma Casa de Ensino, elo escola-comunidade.

Guilherme Guimbala (Inspetor de Ensino Superior e Verificação das condições da ESAM) em 17/10/1970

Como Ministro da Federalização da Escola Superior de Agricultura de Mossoró, fiquei entusiasmado ao verificar, aqui, o incremento e aprimoramento do ensino que ministra. Eis a obra grandiosa de Dix-Huit Rosado, que coube ao Ministério da Educação e Cultura dar curso no tempo. Tudo o que aqui se testemunha já é edificante. As futuras gerações dirão o resto.

Tarso Dutra (Senador pelo RS) em 18/05/1971

A Escola Superior de Agricultura de Mossoró, não tenho dúvida que é a mais nordestina das escolas de agronomia do Nordeste” Foi semente plantada na terra seca, como seca é a nossa terra, seca que deu fruto como se fora algodão arbóreo, juazeiro ou cactus…

Cortês Pereira (Governador do RN) em 22/10/1971

Registro, entre as minhas alegrias, o encontro com esta Escola, aqui plantada pela pertinácia e pela componente telúrica de que é tecido o civismo de Dix-Huit Rosado.

Jarbas Passarinho (Ministro da Educação e Cultura) em 22/10/1971

Vi nascer a Escola Superior de Agronomia de Mossoró. Era, de início uma esperança. Entretanto, firmou-se em alicerces tão sublimes que não tardou em ser uma expressão física realizando a mitologia da terra.

Onofre Lopes (Reitor da UFRN) em 04/09/1972

É com redobrada satisfação que registro meu testemunho do grande esforço desenvolvido pelos que fazem a vida da Escola Superior de Agricultura de Mossoró. Na oportunidade vale lembrar o grande papel reservado a esta Escola no contexto das zonas semi-áridas do mundo

João Feijão Neto (ANCAR) em 11/10/1972

A Escola Superior de Agronomia de Mossoró é um empreendimento digno dos maiores elogios e um sentinela avançado da cultura e grandeza dos nordestinos.

José Bolívar de Souza (Juiz Federal da 1ª Vara de Brasília) em 09/07/1975

É confortante para nós técnicos, encontrarmos o testemunho vivo de desenvolvimento do Brasil na área de educação, em que pese à zona semi-árida para muitos ser considerada como parâmetro da problemática do desenvolvimento econômico do País. A Escola Superior de Agricultura de Mossoró é mais um marco no esforço governamental e de abnegados na dimensão do crescimento agronômico do Nordeste.

Geraldo de Oliveira (SUDENE) em 09/09/1975
23 de setembro de 2014. Visualizações: 3986. Última modificação: 23/09/2014 20:03:16