Início do cabeçalho do portal da UFERSA


RECONHECIMENTO: Coleta Seletiva Solidária da Ufersa tem reconhecimento ‘Atitude Cidadão (2021)’ pelo Instituto Lixo Zero (março 2021 – acesse aqui a notícia de divulgação)


AÇÃO: Adote uma caneca reutilizável e traga ela para a UFERSA (novembro-dezembro 2019)

Durante os meses de novembro e dezembro de 2019, os estudantes do curso de Ecologia realizaram a ação “Adote uma caneca reutilizável e traga ela para a UFERSA” no Restaurante Universitário (RU). Esta ação teve como objetivo sensibilizar os usuários do RU para a redução do uso de copos descartáveis. A ação contou com a aplicação de decoração de Natal e de cartazes contendo informações científicas sobre a produção, o acúmulo e a poluição de plásticos (veja abaixo). A decoração de Natal foi confeccionada com 1.500 copos já utilizados nas refeições no RU, sendo este número a quantidade média de copos utilizados no RU por dia. A exposição da decoração confeccionada com os 1.500 copos já utilizados foi o meio que os estudantes de Ecologia encontraram para dimensionar o impacto diário dos usuário do RU no uso de copos descartáveis – o que poderia ser reduzido se todos adotassem uma caneca/copo reutilizável. Esta ação foi desenvolvida pelos estudantes de Ecologia durante a disciplina ‘biologia da conservação’, e teve como apoio o apoio: CCBS, PROAE, PUPO REFEIÇÕES e Programa UFERSA-Ambiental. (link da notícia de divulgação da UFERSA)

 



Terceirizados da Ufersa participam de atualização sobre Coleta Seletiva Solidária (Outubro de 2019) (Link)

Com ampla programação educativa coordenada pela Comissão da Coleta Seletiva Solidária da UFERSA, o encontro reuniu mais de 100 funcionários terceirizados que prestam serviço na Ufersa/

Foto: Cedida

 


Campanha de redução no desperdício no uso da água: instalação de sistema de gotejamento ecológico (12/10/2017).

Durante a semana de comemoração do dia das crianças (12 de outubro de 2017) os estudantes da disciplina Biologia da Conservação, curso de ecologia da UFERSA, em conjunto com a equipe do PLS e estudantes do ensino fundamental, realizaram a instalação de sistemas de gotejamento ecológico (feitos a partir de garrafas pet) de mudas de árvores nativas da caatinga dos jardins da UFERSA. O evento educativo teve como objetivo relacionar a reutilização de material plástico na construção de sistema de rega por gotejamento, como forma de redução de gasto de água em rega de plantas.

 


Campanha de redução no desperdício de alimentos no Restaurante Universitário (RU) da UFERSA Mossoró (22/03/2017)

Durante a semana de comemoração do dia mundial da água (22 de março de 2017) os estudantes da disciplina Biologia da Conservação, curso de ecologia da UFERSA, em conjunto com a equipe do PLS realizaram uma campanha de divulgação científica sobre o uso do recurso água na produção de alimentos para sensibilização da comunidade ufersiana para a redução no desperdício de alimentos no RU. Os estudantes também discutiram o quanto do recurso é desperdiçado quando os alimentos são descartados sem serem consumidos, e encorajaram os usuários do RU refletirem diariamente sobre a quantidade de alimentos colocados em em seus pratos durante as refeições, a fim de minimizar as sobras. Abaixo imagens dos cartazes expostos no RU durante a campanha.


I Curso de orientação e capacitação para a coleta seletiva solidária da UFERSA de Pau dos Ferros (20/03/2017)

As Comissões para a Coleta Seletiva Solidária da Ufersa de Pau dos Ferros e de Mossoró promoveram no dia 29/03/2017 o 1º curso de orientação e capacitação para a Coleta Seletiva Solidária. O evento contou com a participação de 14 servidores da empresa prestadora de serviço de limpeza que atua na Universidade, e teve como organização os membros da CCS/Pau dos Ferros: Cláwsio Rogério Cruz de Sousa, Hortência Pessoa Rêgo Gomes, Josy Eliziane Torres Ramos, Julius Victorius Diogenes Paiva e Manoel Mariano Neto da Silva. Contou ainda com a participação dos biólogos da UFERSA Mossoró Cristiane de Carvalho Ferreira Lima e Darlan Dantas Alves de Araujo, bem como, do servidor Everton Marrocos, da empresa prestadora de serviço terceirizada que atua no gerenciamento dos resíduos do Abrigo de Resíduos da UFERSA Mossoró.


Campanha sensibiliza para correta separação dos resíduos sólidos na Ufersa (11/2016)

Um coletivo da Ufersa está em campanha durante todo o mês de novembro de 2016 a fim de sensibilizar a comunidade acadêmica para a correta separação dos resíduos sólidos. A iniciativa partiu da Comissão para Coleta Seletiva Solidária da Instituição, em parceria com alunos voluntários do curso de Licenciatura em Educação do Campo – LEDOC e da Empresa Júnior do curso de Ecologia – Ecoando.

A ação socioambiental está em atividade em todo o Campus Sede, em Mossoró, com afixação de adesivos informativos sobre a correta separação dos resíduos em diferentes áreas, como restaurantes e lanchonetes, salas de aula e laboratórios, prédios administrativos, biblioteca e centros, entre outras.

Durante as visitas nos espaços da Universidade, os voluntários aproveitam o momento para orientar a comunidade acadêmica sobre o tema. (matéria e fotos publicadas pela ASSECOM/UFERSA – link)

ccss novembro campanha 2   ccss novembro campanha


IV Minicurso de orientação para a coleta seletiva solidária da UFERSA (19/11/2016)

A Comissão para a Coleta Seletiva Solidária da Ufersa Mossoró promoveu no dia 19/11/2016 o 4º minicurso de orientação para a Coleta Seletiva Solidária. O evento contou com a participação de 120 servidores da empresa prestadora de serviço de limpeza que atua na Universidade. A programação incluiu palestras, roda de bate-papo com os participantes e um baralho educativo, além da participação especial da aluna da educação básica, Bárbara Amorim. Na ocasião, a estudante falou como o seu projeto de iniciação científica mudou o seu comportamento sobre o reaproveitamento do lixo. (notícia publicada pela ASSECOM/UFERSA, link)

curso ccs iv    DSC01897
DSC01900   DSC01885
Servidores terceirizados da Ufersa durante palestra de Coleta Seletiva Solidária / Foto cedida

Campanha arrecada alimentos para doação à ASCAMAREM

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró – ASCAMAREM é parceira da Ufersa desde 2013, quando foi implantada a coleta seletiva solidária na Universidade, em Mossoró. Desde então, a ASCAMAREM tem prestado um serviço socioambiental gratuito à UFERSA, coletando semanalmente todo o material reciclável produzido pelos usuários da Universidade e destinando-os às indústrias de reciclagem.

Desde a crise econômica iniciada ainda em 2015, as famílias associadas à ASCAMAREM vêm passando por grandes dificuldades financeiras. Hoje, a ASCAMAREM conta com 10 famílias associadas que vivem exclusivamente da venda do material reciclável coletado em alguns pontos de Mossoró, embora o valor arrecadado não seja suficiente para sustentar suas famílias.

Como forma de retribuir os serviços prestados pela Associação à UFERSA e também de ajudar as famílias carentes que hoje compõem a Associação, a Universidade lançou um campanha com meta de arrecadar pelo menos 500kg de alimentos não perecíveis para essas famílias, que hoje vivem em situação de fragilidade financeira.

Os alimentos doados podem ser entregues nas caixas de papelão devidamente identificadas que estão alocadas no Prédio da Biblioteca, Prédio Administrativo Rosadão (andar térreo e andar superior), na Reitoria e na Secretaria dos Centros. (link para a notícia, clique aqui).Campanha-Doação

RESULTADO DA CAMPANHA DE ALIMENTOS: 315 kg de alimentos não-perecíveis para as 10 famílias que compõem a ASCAMAREM.

A entrega dos alimentos foi feita no dia 05 de dezembro de 2016, pelo discente Antônio Rodolfo Moura, graduando em Ciência e Tecnologia, e pelo auxiliar de serviços gerais Everton Marrocos, responsável pela manutenção do abrigo de resíduos da UFERSA, campus Mossoró. VEJA A NOTÍCIA: LINK.


III Minicurso de orientação para a coleta seletiva solidária da UFERSA

O III minicurso de orientação para a coleta seletiva solidária, organizado pela comissão para a coleta seletiva solidária da UFERSA Mossoró, ocorreu no dia 05 de dezembro de 2015 e contou com a participação de 135 servidores da empresa prestadora de serviço de limpeza. A programação do minicurso incluiu palestras, roda de bate-papo com os participantes e um bingo educativo, além da participação especial do presidente da ASCAMAREM, Ronaldo Nunes e do responsável pelo abrigo de resíduos da UFERSA Mossoró, Everton Marrocos.

CSS 6 CSS 5 CSS 4 CSS 3 CSS 2 CSS 1


Mini-curso II para a Coleta Seletiva Solidária (2014)

11/2014 – O II minicurso de treinamento dos servidores do setor de limpeza da UFERSA para a coleta seletiva solidária ocorreu no dia 22 de novembro de 2014 e contou com a participação de aproximadamente 150 servidores. Os biólogos Breno T. S. Carneiro e Cristiane C. F. Lima, membros da Comissão para a Coleta Seletiva Solidária da UFERSA, coordenaram o curso.

IMG_3241 IMG_3259


UFERSA Solidária III:  Campanha de arrecadação de materiais eletroeletrônicos inservíveis a serem destinados à COOPERACREVI

10/2014 – Mobilização estudantil dos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Agrícola e Ambiental e Ecologia da UFERSA  para arrecadação de materiais eletroeletrônicos inservíveis da UFERSA e comunidade de Mossoró, os quais foram destinados à COOPERACREVI. A estimativa de arrecadação foi de aproximadamente 1 tonelada de materiais eletroeletrônicos inservíveis (link).


Mini-curso I para a Coleta Seletiva Solidária (2013)

11/2013: Nesta manhã do dia 23 de novembro, os biólogos Breno T. S. Carneiro e Cristiane C. F. Lima, membros da Comissão para a Coleta Seletiva Solidária da UFERSA, promoveram o primeiro minicurso para o treinamento dos servidores de empresa prestadora de serviço de limpeza em ‘coleta seletiva solidária na UFERSA’.  O minicurso faz parte de um programa maior de Educação Ambiental voltado para a implementação da Coleta Seletiva Solidária na UFERSA e contou com a participação de aproximadamente 140 servidores.


UFERSA SOLIDÁRIA II: reciclando para a vida

10/2013: durante o período de 14 de outubro à 14 de novembro, a UFERSA se mobilizará para arrecadar papéis recicláveis para doação à cooperativa de catadores ACREVI. Serão mais de 40 pontos de arrecadação distribuídos em diversas edificações da UFERSA. Neste primeiro momento foi arrecadado uma tonelada de papel para os cooperados que passam atualmente por dificuldades financeiras (veja a notícia).


UFERSA SOLIDÁRIA I: dia das crianças

10/2013: durante as duas primeiras semanas deste mês de outubro a comunidade da UFERSA se reuni para arrecadar brinquedos e bombons para as crianças carentes da favela do fio. São pelo menos 20 pontos de arrecadação distribuídos em diversas edificações da UFERSA Mossoró.


Boas Práticas Sustentáveis

08/2013: estudantes dos cursos de ciência e tecnologia, engenharia agrícola e ambiental, ecologia e engenharia florestal se reuniram hoje para informar e sensibilizar a comunidade da UFERSA sobre a importância da adoção de copos permanentes (em detrimento ao uso dos descartáveis), além da redução do desperdício de alimentos no restaurante universitário, adoção de árvores nativas no Campus e orientações sobre a coleta seletiva de lixo em Mossoró. (assista o vídeo)

20 de março de 2015. Visualizações: 4177. Última modificação: 16/05/2022 11:49:17