Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Reitoria

ORIENTAÇÕES  SOBRE  DESCARTE  DE  RESÍDUOS  NA  UFERSA

 

1-    MATERIAIS RECICLÁVEIS

A UFERSA Mossoró dispõe de coleta seletiva solidária de materiais recicláveis desde 2013. Há uma comissão própria para acompanhamento e orientação da coleta seletiva solidária na UFERSA e a coleta de materiais é feita internamente pela equipe de servidores de empresa terceirizada. Os materiais recicláveis são transportados diariamente para o abrigo de resíduos da UFERSA e lá são coletados pela Associação ou Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis em Mossoró habilitados via Editais (acesse aqui informações adicionais). Lixeiras (contentores) identificadas como RECICLÁVEIS foram distribuídas em todo o campus para descarte exclusivo de materiais recicláveis (vide fotos abaixo).

 

Mais informações na página da Comissão da Coleta Seletiva Solidária da UFERSA (acesse aqui)

 

2-    MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS E RESÍDUOS DOMICILIARES

Apenas os materiais não recicláveis e resíduos domiciliares, provenientes principalmente das salas dos docentes, sala dos técnicos administrativos e salas de aula, além de resíduos de cozinha e banheiro, devem ser descartados nas lixeiras (contentores) identificadas como NÃO-RECICLÁVEIS ou OUTROS (vide fotos acima). A coleta interna dos materiais não-recicláveis e resíduos domiciliares tem sido realizada diariamente pelos servidores de empresa terceirizada. Esses resíduos seguem para o abrigo de resíduos da UFERSA e lá são coletados pela Prefeitura Municipal de Mossoró, que os transporta para o aterro sanitário de Mossoró (localizado as margens da BR-110, saída para Areia Branca-RN).

 

3-    CASCAS DE FRUTAS, VERDURAS E RESTOS DE ALIMENTOS PROVENIENTES DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO, CAMPUS MOSSORÓ

Além do abrigo de resíduos, a UFERSA, durante o mês de comemoração mundial do meio ambiente em 2019, implementou a sua primeira Usina de Compostagem. Parte dos restos de podas de árvores do campus, cascas de frutas, vegetais e alimentos não consumidos ou descartados provenientes do Restaurante da UFERSA serão transportados para esta usina de compostagem, onde serão transformados em adubo orgânico. Este adubo será utilizado na produção de mudas, horta da Ufersa e na arborização do campus. Acesse aqui os detalhes do projeto da Usina de Compostagem da UFERSA.

A Usina de Compostagem localiza-se no lado leste do campus de Mossoró, em frente ao Abrigo de Resíduos.

 

4-    PILHAS E BATERIAS

Pilhas e baterias provenientes de atividades de ensino, pesquisa e extensão na UFERSA devem ser descartadas em coletores próprios para esses materiais. Há um número significativo de coletores de pilhas e baterias distribuídos nas edificações de maior circulação de pessoas na UFERSA. Semestralmente, o setor de manutenção deve recolher os coletores que tenham atingido sua capacidade máxima de resíduo, transportando-os para o abrigo de resíduos da UFERSA. A cada 2 anos, a UFERSA contratará empresa licenciada para recolher e destinar adequadamente este tipo de resíduo.

 

5-    RESÍDUOS LABORATORIAIS E LÂMPADAS (Clique aqui para orientações)

Anualmente a UFERSA dá andamento processo de adesão à licitação para contratação de empresa licenciada para coleta, transporte e destinação adequada de resíduos laboratoriais e lâmpadas. Pedimos a todos os DOCENTES e TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS que utilizam laboratórios com produção de resíduos químicos que orientem toda a sua equipe a armazenar temporariamente estes resíduos químicos em recipientes adequados no próprio laboratório. Cada um dos recipientes deve ser identificado minimamente com nome do laboratório, nome do responsável, composição do resíduo, volume e data. Dependendo do volume total de resíduo armazenado temporariamente no laboratório, haverá coleta semestral ou anual pela empresa licenciada para coleta de resíduos químicos. A UFERSA dispõe de um servidor que pode esclarecer demais dúvidas sobre a gestão de resíduos químicos (produtosquimicos@ufersa.edu.br)

PARA INFORMAÇÕES SOBRE A COLETA DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM 2022 acesse este LINK e leia o banner abaixo (vide notícia de divulgação):

 


 

6-    RESÍDUOS HOSPITALARES (HOVET) E RESÍDUOS BIOLÓGICOS

Os resíduos hospitalares e resíduos biológicos resultantes de atividades laboratoriais da UFERSA devem ser descartados em bombonas específicas para tal (geralmente na cor preta), disponibilizadas na UFERSA Mossoró (HOVET e DCAN) pela empresa licenciada Alpha Serviços e Construções Ltda (CNPJ: 14.104.393/0001-98). A empresa Alpha realiza a coleta de resíduos hospitalares e biológicos na UFERSA semanalmente. Vale ressaltar que luvas, algodão, gaze e demais resíduos laboratoriais NÃO devem ser descartados nas bombonas da coleta seletiva (RECICLÁVEIS) ou de resíduo domiciliar (NÃO-RECICLÁVEIS/OUTROS). Estes resíduos devem ser descartados na bombona disponibilizada pela Empresa Alpha. Mais informações: ramal: 1248

 

7-    PODAS DE ÁRVORES

Atualmente, parte das podas das árvores e arbustos são enviadas a Usina de Compostagem da UFERSA, inaugurada em 2019, que auxiliam no processo de compostagem. Outra parte é temporariamente armazenada e encaminhada ao aterro sanitário.


a) Mapa indicando o abrigo de resíduos da UFERSA Mossoró;


b) Quadro simplificado, mostrando o destino dos principais grupos de resíduos da UFERSA


 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

 

RESÍDUOS QUÍMICOS LABORATORIAIS : Clique aqui para as Orientações.

Vide informações complementares sobre Resíduos Químicos neste link.

Dúvidas e esclarecimentos: produtosquimicos@ufersa.edu.br

 


 

ABRIGO DE RESÍDUOS DA UFERSA

data de início de funcionamento: 20 de janeiro de 2015

Abrigo de resíduos da UFERSA. Foto: Eduardo Mendonça/ASSECOM.

14 de dezembro de 2015. Visualizações: 8658. Última modificação: 02/09/2022 19:20:20