Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Reitoria

ORIENTAÇÕES  SOBRE  DESCARTE  DE  RESÍDUOS  NA  UFERSA

 

1-    MATERIAIS RECICLÁVEIS

A UFERSA Mossoró dispõe de coleta seletiva solidária de materiais recicláveis desde 2013. Há uma comissão própria para acompanhamento e orientação da coleta seletiva solidária na UFERSA e a coleta de materiais é feita internamente pela equipe de servidores de empresa terceirizada. Os materiais recicláveis são transportados diariamente para o abrigo de resíduos da UFERSA e lá são coletados pela ASCAMAREM. Bombonas azuis (200L) identificadas como ECOPONTO ou RECICLÁVEIS foram distribuídas em todo o campus para descarte exclusivo de materiais recicláveis.

Mais informações na página da Comissão da Coleta Seletiva Solidária da UFERSA: https://reitoria.ufersa.edu.br/comissoes/pls/coleta-seletiva-solidaria-na-ufersa/

 

2-    MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS E RESÍDUOS DOMICILIARES

Apenas os materiais não recicláveis e resíduos domiciliares, provenientes principalmente das salas dos docentes, sala dos técnicos administrativos e salas de aula, além de resíduos de cozinha e banheiro, devem ser descartados nas bombonas azuis (200L) identificadas como OUTROS. A coleta interna dos materiais não recicláveis e resíduos domiciliares tem sido realizada diariamente pelos servidores de empresa terceirizada. Esses resíduos seguem para o abrigo de resíduos da UFERSA e lá são coletados pela Prefeitura Municipal de Mossoró, que os transporta para o aterro sanitário de Mossoró (localizado as margens da BR-110, saída para Areia Branca-RN).

 

3-    CASCAS DE FRUTAS, VERDURAS E RESTOS DE ALIMENTOS PROVENIENTES DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO, CAMPUS MOSSORÓ

Além do abrigo de resíduos, a UFERSA, durante o mês de comemoração mundial do meio ambiente em 2019, implementou a sua primeira Usina de Compostagem. Restos de podas de árvores do campus, cascas de frutas, vegetais e alimentos não consumidos ou descartados provenientes do Restaurante da UFERSA serão transportados para esta usina de compostagem, onde serão transformados em adubo orgânico. Este adubo será utilizado na produção de mudas, horta da Ufersa e na arborização do campus. Clique aqui para detalhes do projeto da Usina de Compostagem da UFERSA. A Usina de Compostagem localiza-se no lado leste do campus de Mossoró, em frente ao Abrigo de Resíduos.

 

4-    PILHAS E BATERIAS

Pilhas e baterias provenientes de atividades de ensino, pesquisa e extensão na UFERSA devem ser descartadas em coletores próprios para esses materiais. Há um número significativo de coletores de pilhas e baterias distribuídos nas edificações de maior circulação de pessoas na UFERSA. Semestralmente, o setor de manutenção deve recolher os coletores que tenham atingido sua capacidade máxima de resíduo, transportando-os para o abrigo de resíduos da UFERSA. A cada 2 anos, a UFERSA contratará empresa licenciada para recolher e destinar adequadamente este tipo de resíduo.

 

5-    RESÍDUOS LABORATORIAIS E LÂMPADAS

Anualmente a UFERSA dá andamento processo de adesão à licitação para contratação de empresa licenciada para coleta, transporte e destinação adequada de resíduos laboratoriais e lâmpadas. Pedimos a todos os DOCENTES e TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS que utilizam laboratórios com produção de resíduos químicos que orientem toda a sua equipe a armazenar temporariamente estes resíduos químicos em recipientes adequados no próprio laboratório. Cada um dos recipientes deve ser identificado minimamente com nome do laboratório, nome do responsável, composição do resíduo, volume e data. Dependendo do volume total de resíduo armazenado temporariamente no laboratório, haverá coleta semestral ou anual pela empresa licenciada para coleta de resíduos químicos. A UFERSA dispõe de um servidor que pode esclarecer demais dúvidas sobre a gestão de resíduos químicos (produtosquimicos@ufersa.edu.br)

 

6-    RESÍDUOS HOSPITALARES (HOVET) E RESÍDUOS BIOLÓGICOS

Os resíduos hospitalares e resíduos biológicos resultantes de atividades laboratoriais da UFERSA devem ser descartados em bombonas específicas para tal (geralmente na cor preta), disponibilizadas na UFERSA Mossoró (HOVET e DCAN) pela empresa licenciada SERQUIP. A SERQUIP realiza a coleta de resíduos hospitalares e biológicos na UFERSA semanalmente. Vale ressaltar que luvas, algodão, gaze e demais resíduos laboratoriais não devem ser descartados nas bombonas da coleta seletiva (ECOPONTO) ou de resíduo domiciliar (OUTROS). Estes resíduos devem ser descartados na bombona disponibilizada pela SERQUIP. Mais informações: ramal: 1248

 

7-    PODAS DE ÁRVORES

Atualmente, as podas das árvores da UFERSA Mossoró têm sido transportadas para o terreno do antigo lixão no lado leste, como forma de minimizar os danos causados àquele solo. Também são enviadas a Usina de Compostagem da Ufersa, recém inaugurada em 2019, que auxiliam no processo de compostagem.

___________________________________________________________________

a) Mapa indicando o abrigo de resíduos da UFERSA Mossoró;

_____________________________________________________

b) Quadro simplificado, mostrando o destino dos principais grupos de resíduos da UFERSADESTINO DOS PRINCIPAIS GRUPOS DE RESÍDUOS DA UFERSA – CAMPUS MOSSORÓ

________________________________________________________________

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

RESÍDUOS QUÍMICOS LABORATORIAIS

Formulário on-line do ‘programa de gerenciamento de resíduos químicos laboratoriais da UFERSA’ para estimativa dos resíduos químicos produzidos em laboratórios

Dúvidas e esclarecimentos: produtosquimicos@ufersa.edu.br

 

ABRIGO DE RESÍDUOS DA UFERSA

data de início de funcionamento: 20 de janeiro de 2015

 

Abrigo de resíduos da UFERSA. Foto: Eduardo Mendonça/ASSECOM

14 de dezembro de 2015. Visualizações: 3415. Última modificação: 16/03/2020 13:51:45