Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Reitoria

A prática de coleta seletiva solidária na UFERSA foi uma verdadeira conquista iniciada em 2013. Em linhas gerais, tivemos: (i) a instituição de uma comissão para a coleta seletiva solidária, (ii) acordo firmado com a associação de catadores de materiais recicláveis local e (iii) finalmente a conclusão de construção do abrigo de resíduos da UFERSA.
Hoje todo o material reciclável gerado no câmpus Mossoró é recolhido diariamente pelo setor de manutenção da UFERSA e levado até o nosso abrigo de resíduos, onde é separado por um de nossos servidores – Everton Marrocos – em vidro, plástico, papel, papelão e metal. Todo este material, já separado por categoria, é disponibilizado à ASCAMAREM (via editais de habilitação) no nosso abrigo de resíduos para posterior coleta.

Ainda há muito a fazer e sabemos de todos os grandes desafios que precisamos superar, mas o fato é que avançamos significativamente nos últimos seis anos e esperamos alcançar outras melhorias nos anos que virão.

Sua participação será essencial nesta conquista. Contamos com você!

_________

Acesse os links abaixo para informações adicionais:

Comissões para a Coleta Seletiva Solidária na UFERSA

Editais de habilitação de Associação ou Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis

Documentos

Cursos e Campanhas

Notícias

__________

Histórico

No dia 30 de outubro de 2013, reuniram-se pela primeira vez representantes dos mais diversos setores da UFERSA para discutirem o processo de implementação da coleta seletiva solidária no campus Mossoró.

Estavam presentes na reunião membros do Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFERSA, membros da Comissão para a Coleta Seletiva Solidária (CCSS) da UFERSA (Portaria Nº 1409 de 01 de outubro de 2013), Alberlan Fernandes (Diretoria de Manutenção de Serviços Gerais) e Fábio Ribeiro (representante do DCE e centro acadêmico do curso de Ciência e Tecnologia).

A reunião foi extremamente proveitosa, tendo em vista a apresentação do edital de habilitação de cooperativas/associações de catadores de resíduos recicláveis, além de uma proposta de minicurso para os servidores da limpeza ainda neste mês de novembro, e uma ampla campanha de divulgação da coleta seletiva coordenada pelos biólogos Breno Carneiro e Cristiane Carvalho em parceria com o Diretório Central de Estudantes da UFERSA.

Membros da Primeira Comissão de Coleta Seletiva Solidária (2013-2014) em reunião com a Comissão do PLS/UFERSA.

 

IMPLEMENTAÇÃO DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA NA UFERSA MOSSORÓ

Felizmente, dia 19/12/13, a UFERSA e a Associação de Catadores de Material Reciclável de Mossoró (ASCAMAREM) assinaram termo de compromisso, dando início a coleta seletiva solidária na UFERSA Mossoró.

A partir de janeiro de 2014, a coleta de resíduos recicláveis está sendo realizada de segunda a sexta-feira. Contamos com a ajuda de todos para a segregação correta dos resíduos recicláveis limpos!

 

Reunião com representação da Reitoria, PROAD, CCSS, PLS e ASCAMAREM para assinatura do termo de compromisso 2013 – Início da Coleta Seletiva Solidária na UFERSA.

 

ORIENTAÇÕES  GERAIS  SOBRE  O  DESCARTE  DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS NA UFERSA

Cartaz_Coleta Seletiva

Arte: Breno T. Carneiro.

Veja mais orientações no vídeo: UFERSA na TV – Coleta seletiva (link)

________________________________________

 

20 de março de 2015. Visualizações: 4932. Última modificação: 09/03/2020 17:03:17