Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Reitoria

UFERSA em Segundo Lugar no Prêmio Ideia/Desafio da Sustentabilidade do MEC

A UFERSA participou oficialmente do PRÊMIO IDEIA (link) (Edital Desafio da Sustentabilidade/MEC)  de 01 de dezembro de 2014 a 05 de fevereiro de 2015 e contou com a participação de aproximadamente 730 inscritos neste período. Os estudantes de graduação em ciência e tecnologia, ecologia, engenharia florestal, agronomia e medicina veterinária, e os estudantes de pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade, e Ecologia e Conservação tiveram maior participação no desafio.

A UFERSA, em ~ 2 meses, propôs cerca de 1.500 ideias e gerou 2.398.211 pontos (366 mil pontos a frente do terceiro lugar);

O mutirão, nesta última semana (segunda 02/02/15, terça 03/02 e quinta-feira 05/02/15), contou com a participação de ~60 pessoas durante 8h/dia em todos os câmpus da UFERSA;

A divulgação da classificação provisória das duas Universidades e dos dois Institutos Federais vencedores será publicada em 12 de fevereiro de 2015, enquanto o resultado oficial do projeto será divulgado em 03 de março de 2015.

A premiação do PRÊMIO IDEIA ocorreu no dia 15 de abril em um Congresso organizado pelo MEC.

A partir do encerramento do prazo para participação, uma equipe técnica e interdisciplinar do MEC avaliará as ideias e selecionará as melhores para compor uma Coletânea de Boas Práticas Ambientais Sustentáveis que será oferecida pelo MEC para todas as instituições federais de ensino, demais instituições públicas federais, estaduais e municipais e outros interessados.

(acesse: Coletânea Desafio da Sustentabilidade)

Captura de Tela 2015-03-20 às 15.12.40

Ideia_MecPREMIO IDEIA DESPEDIDA

Premio-Ideia-e1429560465284Recebimento do Premio Ideia (link) pela UFERSA durante o Congresso Internacional de Gestão de Inovação da Educação do Setor Público – CIGISP 2015 (Brasília-DF) e proposta de aplicação dos recursos (link).

___________________________________________________________________

14/06/2016 – Informações sobre o  prêmio recebido pela UFERSA

O Prêmio Ideia/Desafio da Sustentabilidade foi um desafio lançado pelo Ministério da Educação em 2014. A UFERSA conquistou o segundo lugar, sendo premiada com 1 milhão de reais em 15 de abril de 2015.

A submissão de projeto e demais documentos necessários para a transferência de recurso do MEC para a UFERSA ocorreu em período de greve dos servidores da UFERSA (maio a outubro de 2015) e, portanto, para não perder o recurso, optou-se por transferir a gestão deste recurso, na forma de convênio, para a Fundação Guimarães Duque.

Devido a crise econômica e aos cortes orçamentários, o recurso referente a premiação foi transferido para a UFERSA apenas recentemente, em 24 de março de 2016.

Confirmada a transferência deste recurso, um grupo de pessoas formadas por discentes, docentes e técnicos administrativos já estão trabalhando: (i) nas especificações do termo de referência para a licitação das usinas solares, (ii) nas definições dos documentos que serão solicitados na qualificação técnica e (iii) na avaliação de viabilidade técnica do local de instalação da usina. Todos os técnicos administrativos e docentes da UFERSA que nos procuraram entre abril de 2015 e março de 2016 foram inseridos no grupo de trabalho (licitação, projeto, aquisição, fiscalização e operação).

Devido a capacidade significativa da usina solar (fotovoltaica) proposta (provavelmente 135kwp), todo o processo de licitação, construção de projeto técnico, aquisição da usina e operação deve levar cerca de 1 ano.

As informações sobre a Usina Solar Fotovoltaicas da UFERSA implementada com recursos do Prêmio Ideia/MEC estão divulgadas detalhadamente na página Usina Solar (clique aqui).

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para: Plano de Logística Sustentável <pls@ufersa.edu.br>

Diana G. Lunardi – DCAT

Júlio César Rodrigues de Sousa – PROAC

Ednardo Pereira da Rocha – DCAT

Vitor de Oliveira Lunardi – DCAN

Fabiana K. O. Martins Varella Guerra – DCAT

André Pedro Fernandes Neto – DCAT

Giorgio Mendes Ribeiro – NIT

Alexsandra Andrade – Biblioteca Orlando Teixeira

Antônio Rodolfo S. Moura – discente em Ciência e Tecnologia

 

Portaria referente ao termo de convênio n.11/2015 UFERSA-FGD (acesse o documento)

Convênio n. 11/2015 UFERSA – FGD (acesse o documento)

17 de fevereiro de 2017. Visualizações: 2387. Última modificação: 12/12/2019 14:49:05